24.9.06

Quando ouvi falar que Thom Yorke tinha feito um disco solo... não dei a mínima. Afinal, eu mal gosto de Radiohead. Quer dizer, gosto apenas do Radiohead eletrônico, Kid A e Amnesiac, a partir dos quais entendi e apreciei algumas músicas não tão laptopizadas (ou "rock") do grupo.
Acontece que depois li que o "disco solo de Thom" tinha recebido o apelido de "Kid B", por ser continuação em espírito da experiência eletrônica do Radiohead, e tive que ouvi-lo. E quando ouvi me obcequei imediatamente por esta música aqui:

Black swan - Thom Yorke

O single foi outra faixa, acho, não importa: gostei desta. A voz do Thom não está tão tormentosa como sempre. Me lembrou mais Moby do que Radiohead - um cara razoavelmente estabelecido na vida, experiente, sábio, que serenamente te dá conselhos. Budismo, praticamente.
O jeito como ele diz fucked up como quem diz i love you é fantástico. Deve ser o sotaque inglês.
Fucked up é um dos adjetivos que aplico a Maria Luiza no livro. A frase é assim:

De um jeito completamente deturpado.

Deturpado era pra ser fucked up, mas troquei.
O mesmo acontece com "Os cabelos tosados (a cinco reais) num ar de noviça."; noviça deveria ser waif, percebe.
Já li meu próprio livro dezenas de vezes, e muitas não a trabalho. Estou viciada em lê-lo. Toda vez parece que é a primeira. Eu sei como acaba, eu sei o que escrevi. Eu não quero mais mudar nada, é uma obra acabada. É que quero rodar aquele programa de novo, ler aquelas linhas de código e sentir aquele tipo de emoção (if good, then cry); (metáfora orgânica agora:) nadar naquela piscina de novo, me sentir embrulhada na água fria. Gosto.

E hoje assisti A scanner darkly. Não é tão ruim quanto o "trailer de 24 minutos" da internet dá a entender. E Winona e Keanu bem dirigidos são passáveis.
É que A scanner darkly depende de ter se lido algum Philip K. Dick e de se deixar entrar na lógica esquizóidrogada dele. A estrutura narrativa do filme definitivamente não é hollywoodiana. É onírica. Então lembrei de Waking Life, que foi feito pelo mesmo diretor e é todo sonho, e entendi mais um pouco.
Black swan está na trilha de A scanner darkly, junto com outros Radioheads e Thoms.
Para fechar o ciclo, indico mais uma música Mobyesca:

Leave me alone - Ellen Allien & Apparat