21.8.13

"A cultura do carioca é ser sujo"

Começaram a aplicar a multa do Lixo Zero no Rio. Pra quem não sabe, é a iniciativa que pretende mudar a mania do carioca de jogar lixo no chão. Como cidadã caxias e limpinha, acho ótimo. Mas nem todo mundo acha.

"Multado por jogar uma guimba de cigarro no chão, na esquina da Rua da Assembleia com a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, neste primeiro dia do programa Lixo Zero, o consultor de beleza Ney Eckhabt, de 51 anos, disse concordar com a iniciativa. Mas acha que o esforço das autoridades para tornar a cidade mais limpa pode esbarrar num fator cultural: o costume do carioca em jogar lixo no chão:
- A cultura do carioca é ser sujo. Não adianta querer mudar essa cultura de um dia para o outro." - reportagem de Giulliane Viêgas, do jornal Extra

Mas o fator cultural em questão nem é tanto "ser sujo". É mais uma tríade: a espontaneidade, a cordialidade e a comodidade.

Planejar onde jogar seu lixo ou esperar até enxergar uma lixeira enquanto anda pelo Centro do Rio parece inconcebível para um carioca típico. Ele pensa:
"Estou espontaneamente jogando minha guimba de cigarro no chão. Faço parte de um povo seleto: os despreocupados. A vida é boa."
Ao ser interpelado por um guarda querendo aplicar a multa, essa pessoa pensa: "você não está sendo legal comigo. Você não está sendo cordial. Você está me tirando do meu comodismo ao apontar meu erro. Por causa disso, vou castigá-lo com palavras sobre como você não faz parte do meu povo seleto, os despreocupados".
Isso é uma amostra do que encontro toda vez que falo com ciclistas pedalando por cima da calçada ou pessoas que não recolhem o cocô do cachorro. Meu "por favor" é recebido com de "vai encarar um tanque" pra baixo. Gente, eu só quero não pisar em merda quando saio de casa.

Pois é, nasci e cresci no Rio. Morei a vida inteira aqui. Se me eduquei para não jogar lixo no chão nem andar de bike pela calçada, foi praticamente um exercício em contracultura. Até meus pais jogavam lixo pela janela do Voyage! (Até eu começar a encher o saco deles. Ê, criança chata.) Aliás, na minha infância, de fato não havia lixeiras pela rua. Aí colocaram as lixeiras laranjas. Acabou a desculpa. Mas não a mania de jogar o lixo no chão -- espontaneamente...
Mas agora tem a multa, não é? E com multa, o comodismo sai de campo. Afinal, recorrer dá ainda mais trabalho... e pagar, jamais! É melhor treinar uma nova espontaneidade. Sendo assim, talvez sejam úteis essas dicas de quem conseguiu criar o hábito de jogar lixo no lixo:
1 - Aquela chapa de metal na parte de cima das lixeiras laranjas é pra extinguir o cigarro antes de jogá-lo nelas. Na falta disso, apague na sola do sapato.
2 - Você não é obrigado a pegar nenhum folheto que lhe derem. Se pegar, amasse-o e enfie na bolsa ou no bolso.
3 - Toda loja, restaurante e banquinha de comida tem uma lixeira do lado do caixa. Desove seu lixo de bolso lá.
Ao ler isso, o pessoal dos outros estados deve estar rindo da nossa cara, e com razão. Eu rio/choro mais é das desculpas que as pessoas multadas dão: "não joguei a guimba no lixo para não provocar um incêndio..." "não achei lixeira..." e a melhor de todas: "estou acostumado com a Europa". Tsss.