31.8.02

É uma brasa, mora?

Fui à maratona vira-madrugada do Cine Odeon. Passaram três filmes: o Austin Powers 3, um surpresa e "O baby", terror trash.
O Austin Powers 3 abusa dos trocadilhos intraduzíveis, o que tira boa parte da graça em português. Mas vale só pela abertura em que, entre outras coisas, Austin explode a cabeça de Britney Spears.
O filme surpresa. Permitam-me estender-me nessa parte. O filme surpresa foi "Roberto Carlos em ritmo de aventura". Sabe qual a história? Pois é, nem eu. Parecia filme de estudante de Comunicação. A desculpa era eles terem perdido o roteiro no final da primeira seqüência (pois era um filme meio metalingüístico). Tinha o José Lewgoy e o Reginaldo Faria novinhos. E... e... o Roberto Carlos vestido nos mesmos moldes do Austin Powers, inclusive usando uma abotoadura dourada com seu nome. E uma vilã que queria raptá-lo para alimentar um computador ("cérebro eletrônico") com seu talento musical. A vilã aparecia vestida com um sutil macacão de lurex branco (aquele que brilha), a cintura marcada por um cinto parecido com o Elysée Belt, e um colete sem mangas que ia até o chão.
O computador encarregado de decifrar o talento musical de Roberto cospe um formulário contínuo (impressão matricial) que diz o seguinte: "Roberto Carlos é um perigo. Ele é uma brasa, mora?"
Você pensa que isso foi pioneiro do "Missão Impossível", mas Roberto Carlos foi o primeiro a atravessar um túnel dentro de um helicóptero. Aliás, a seqüência do helicóptero é a mais memorável. Ele passa pela Praia de Botafogo, e não existe aquele viaduto que leva à Policlínica, nem o Edifício Mourisco (aquele com o Globo Dourado, no final da Voluntários). Ele passa pelo lugar onde deveria estar o Rio Off-Price, e o shopping não está lá. O mais chocante foi quando ele chegou ao fim de Botafogo e vimos, no lugar do Rio Sul, um imenso terreno baldio (e a igrejinha rosa do lado). Um cara até gritou:
- Ih, roubaram o Rio Sul!
Roberto Carlos viaja num engradado para os EUA. Roberto Carlos canta "Como é grande o meu amor por você" para uma boneca de pano. Roberto Carlos decola num foguete da NASA e se comunica com os amigos no Brasil
- Ih, a Terra é azul!
Roberto Carlos percebe que está em cima do Brasil e manda essa:
- Pessoa-al, eu salto aqui!
E salta. De pára-quedas!
Chega, depois eu falo de "O baby".