Matéria-prima
Almodóvar podia passar no meu condomínio e filmar uma mistura de "Edifício Palace" e "Mulheres à beira de um ataque de nervos". Além da esquizofrênica-aqui-de-cima e da escritora-com-problemas-financeiros-e-familiares tem:
1-A casa-barraco. Minhas vizinhas da frente, ou seja: duas irmãs, senhoras aparentemente de respeito, uma garota da minha idade e uma garotinha que acho que é irmã dela, além de possíveis outras mulheres, vivem a gritar umas com as outras. Meu pai diz ter presenciado a seguinte discussão edificante entre as duas irmãs:
- Vai tomar no cu!
- Vai você, que vai te fazer bem!
- Com manteiga é melhor!
Marlon Brando terá papel garantido.
2-Nosso prédio não tem um senhor barrigudo como síndico. Temos uma síndica super-eficiente igualzinha à Tia Slappy dos Animaniacs. Meu pai diz (injuriado) que ela é lésbica e mora com uma mulher. Material pra Almodóvar...
3-A velha que nunca sai da portaria. Putz, o que essa velha está fazendo ali? Sempre sentada, parece meio zumbi, nunca parece notar quando dou bom dia ou boa tarde ou boa noite.
Também tem uns bons coadjuvantes, como o casal-que-viaja, a velha-que-espia-através-da-cortina, as-crianças-que-metralham-umas-às-outras-com-a-boca, e é claro, o carro dos plásticos "Deus é Dez", "Nacionalidade:Carioca" e Fluminense.