5.7.04

O Princípio Twist

Mate Leão. Minha invariável beberagem de todo dia. Doce, mas natural, sem tanto açúcar e sem gás.
Gosto de Mate com limão. Eu peço ao garçom, por favor, um mate com limão sem gelo. Porque o gelo derrete rápido e deixa o mate aguado e sem gosto. Com gelo, só uma (rara) coca. Mas o garçom pergunta logo depois: natural? ou então com limão?
A confusão é que o costume dos restaurantes é trazer os copos com gelo e limão, e o mate existe nos sabores natural e com limão. Quando eu digo com limão, o garçom acha que estou me referindo ao copo, que seria para trazer com a rodela de limão.
Se o garçom colocar a rodela de limão no copo e trouxer o mate natural, o mate vai ter gosto de limão. Se ele trouxer o mate com limão e o copo sem limão, o mate vai ter gosto de limão. E se ele trouxer mate com limão e rodela de limão no copo, o mate vai ter gosto de limão.
Ou seja, tanto faz.
Respondo, afinal, que o mate deve vir com limão.

Mas quando vou a São Paulo, enfrento uma variação. Peço mate e o garçom nunca entende de primeira, porque esqueci de corrigir o sotaque, pedindo "match" e não mate. Não, não pedi um jogo de futebol descrito num jornal dos anos 50. Pedi aquele líquido industrializado composto da erva que os gaúchos punham nos seus chimarrões. Aí eu repito, quero um MA-T-TE, e o garçom entende. Aproveito logo para dizer com limão, pois aí ele já sabe que estou falando do mate, não do copo.