15.4.06

all systems go

Estou começando a achar o Prosa & Verso um pouco menos chato. Primeiro teve aquelas quatro matérias sobre "Mitos e Verdades do mercado editorial", que poderiam ter sido enfadonhas, mas não foram. Antes disso, aliás, teve o João Ximenes Braga com umas matérias very jiggy.
Eu não agüentava ver mais matérias de capa sobre Graciliano Ramos, Machado de Assis e "literatura regional", aparentemente a única a retratar "o verdadeiro Brasil", o "Brasil profundo".
Aí hoje fizeram uma capa que me surpreendeu. O título é "Astonautas literários" (estou copiando o título da edição online, achei graça). E em vez de falar de Asimov e Philip K. Dick, ou de qualquer superlançamento de megaconglomerado editorial, fala de brasileiros que escrevem ficção científica. Aqueles bem desconhecidos e fuleirinhos. E reconhece que o gênero tem que ser desbravado ainda. O que sempre achei.
O livro que escrevo agora, ou blog, sei lá, pelo seu formato um tanto propenso à internet, deve ser uma aventura espacial.
Aí estou lendo a matéria sobre Judas lá da página 5 quando dou de cara com uma carinha conhecida. Legal, legal.
Se você reparar, a matéria do "freak of the week" (matéria geralmente comemorando o centenário da sua formatura de segundo grau ou primeiro corte de cabelo, e assinada por outro medalhão) que normalmente ocuparia a capa foi parar no verso. Issaí.