27.4.06

Sobre editores:

(...) they don't care for anything but the literature itself, and they as good as despise influence. But they do care for books, and are eager to get them and examine them, no matter whence they come, nor from whose pen. If you will send yours to a publisher -- any publisher -- he will certainly examine it, I can assure you of that.

Falamos sobre isso em uma das aulas de Produção Editorial. A professora trabalha em uma editora grande, e duas alunas também, como estagiárias. A pergunta -- como é o exame de originais onde você trabalha -- ficou no ar até que alguém a apanhasse. Não tem ninguém específico para fazer isso, foi a resposta geral.
(Imagino que pelo menos a faxineira passe periodicamente.)
Quer dizer, a imagem do estagiário passando os olhos por montanhas de originais, copiando os endereços e lambendo selos para colar numa montanha de cartas de recusa padronizadas nunca me afetou, palavra. Mas nem sequer estão olhando o que chega. Pessoas com alguma posição ou influência são publicadas: jornalistas, publicitários, acadêmicos, prostitutas - parte deles só para dar um xis naquela velha lista (agora só falta fazer um filho). Pessoas são publicadas, não livros.
Imagino que as pessoas que mandaram seus livros para editoras grandes fiquem aguardando alguma resposta. Bem, podem ficar tranqüilas. Vocês nem chegaram a ser rejeitadas.

Fui fazer Produção Editorial justamente para sujar as mãos, e não para deixar o desânimo e a revolta me corroerem. Sabendo como as coisas funcionam, é mais difícil me enganarem ou ter esperanças erradas. Só acho interessante participar aos ilustres leitores minhas descobertas.