12.4.03

Traduções fuleiras

- Como ela pode ser tão mesquinha!
- Que grande CADELA!
Respectivamente, deveriam significar "mean" e "bitch". Gente... ninguém se chama disso. Nem em Portugal, nem em Cabo Verde, nem em Macau e nem em Goa. Então não sei em que país vocês estão vivendo. Traduzam "mean" por "ruim", "mau", "malvado", "cruel"; e "bitch" por "vaca", "piranha", e dependendo da censura, "puta" mesmo. Aliás, traduzir "You big bitch" dá até margem a criatividades. Tipo: "sua vaquíssima", "sua superpiranha", "sua filha de uma puta". As pessoas que traduzem ou não devem gostar do que fazem, ou têm trabalho demais.

Punheteiros - com o perdão do título

O pessoal com que eu ando na faculdade arranjou um epíteto adequado a Domingos de Oliveira (o patrono), Walter Hugo Khouri, Woody Allen (eis o cânone)... Você sabe o que todos eles têm em comum? Praticam "masturbação intelectual", que nós adaptamos para um título mais direto e adjetivado: punheteiros mesmo. Só falam de si mesmos em suas obras, e mais que isso, os personagens principais têm a mesma profissão (ou similar), um nome parecido, os mesmos atos, se possível o mesmo tipo físico dos criadores. Só que, como é obra de ficção, às vezes é um pouco mais sarado... mais charmoso... e todas as mulheres do filme transam com eles... e toda a história gira em torno do umbigo do cara... seus amigos ouvem suas (muitas) opiniões num estupor admirado ou numa incompreensão ignorante... os seus inimigos são mostrados como idiotas... no final, sua história é digna de compaixão, de compreensão, se não tem um final feliz para o sujeito.
Abro o jornal hoje e dou de cara com a reportagem sobre o novo livro de Rubem Fonseca. É sobre "um escritor louco pelo sexo feminino, que considera que o homem começa a envelhecer quando perde a incandescência. Seu maior prazer é namorar duas mulheres ao mesmo tempo (...)". Mais abaixo, você descobre que o livro dura um ano, e em um ano ele come (pelo menos) dois pares de mulheres, sendo duas mãe e filha (será que ele comprou a Playboy desse mês?). Para terminar, seu nome é Rufus (Rufus, Rubem, quem ele acha que engana? Acho que nem quer.).
Não estou dizendo que ele escreve mal. Estou chamando ele de grande punheteiro, o que é capaz de ele considerar elogio, porque não. Capaz de entrar pro nosso cânone.