7.8.03

Throttling my bandwidth

Vocês, que usam E-Donkey e Velox, sabem que de vez em quando aparece aquele "Firewalled" naquele espacinho lá de baixo... Mas que firewall é essa se a minha já está configurada pra aceitar o burrinho?
É a Velox. Usa um programinha que acho que se chama "Transparent Proxy Server". Não aparece em nenhum lugar. Daí, você fica sem poder pegar os arquivos que você quer. Conseqüentemente, você nunca vai atingir os tais 24 kbps que a Velox promete (e pelos quais você teoricamente está pagando).
Aposto que se você ligar pra lá, eles vão dizer que é por segurança. Mas não sei porquê, a firewall só funciona pros programas peer-to-peer, quando certos sites na rede são muito mais inseguros... vide o probleminha que eu tive. É que um site quase nunca vai pedir os 24 kbps da Velox.
Aliás, mesmo quando aparece "Open" em vez de "Firewalled" no E-Donkey, parece que quando o programa está prestes a desenvolver plena velocidade, a conexão "cai" (como num IG fuleiro) e aparece o avisinho: "o servidor cancelou a conexão"!
Ou seja: em vez de "reservar" 24 kbps pra cada usuário pagante, eles racionam sua conta sem você saber! Não é sacanagem?
Sim, a rede peer-to-peer deve chupar a banda da Velox. Até entendo. Mas estou pagando, poxa! E muito!
Como se não bastasse a venda casada que eles já fazem, que é uma vergonha (você não pode comprar o modem, só alugar... e tome mais 20 pilas por mês). Só querem lucro e lucro e lucro...
Mas fodam-se. Descobri um jeito, meio amadorístico, de dar a volta nessa firewall intrometida. É só ligar o E-Donkey, esperar aparecer Firewalled lá embaixo, e ir em "Options", depois em "Network", e mudar a porta de 4661 pra 80. Daqui a pouco aparece "Open" lá embaixo. Pronto. Agora você vai ver o que é o E-Donkey. Da próxima vez, mude de 80 pra 4661 e vice-versa, porque o programa deles é burro.
Mas os malditos não poderiam deixar isso barato. Da próxima vez que você conecta, a página de autenticação (onde você põe usuário e senha do provedor) está lerdíssima. Quando você finalmente consegue conectar, tudo baixa len-ta-men-te...
Então, o que você faz? Com o computador ligado, desplugue o modem e ligue-o de novo. Enquanto o modem reinicia (demora mais ou menos 1 minuto), pegue o cd de instalação da Velox e reinstale o programinha. Quando ele pedir pra reiniciar, reinicie. Pronto. Seu (sua?) Velox voltou ao normal.
Bom, tudo que eu fiz aqui foi por tentativa e erro. Não me responsabilizo se der errado na sua máquina etc. etc. Provavelmente devo ter falado alguma besteira também. Mas sempre falo...