31.1.09

I'm not a juvenile delinquent

Agora estão vendendo estampas falso-Burberry no Brasil, especialmente em shorts e bermudas femininas. Eu mesma comprei uma, para só depois me dar conta que estava me vestindo como a fucking chav.
O chav é o equivalente inglês do nosso playsson. Jovens de baixa renda cheios de gírias miguxentas, correntes de ouro e agasalhos esportivos. É uma estranha mistura da cultura hip-hop com o quadriculado inglês. A namorada do chav, a chavette, não costuma usar quadriculado; faz um gênero mais cachorra Cenoura & Bronze. O problema, claro, não está na maneira como se vestem -- embora seja esteticamente deplorável --, mas na bebida, fumo, gravidez e delinquência precoces.
É uma pena, porque notei a Burberry, loja inglesa que fabrica os mais conceituados (e caros) tecidos quadriculados, meio desprezada pelos bons cidadãos britânicos por causa disso. Parece que até parou de fabricar o seu boné quadriculado quando descobriu que a escória os estava comprando.
Aqui, felizmente, não tem essa conotação. Mas o chavism fica na minha cabeça, e toda vez que vejo alguém usando quadriculado fico achando que a pessoa vai vomitar em cima de mim, sei lá. Depois me dou conta que o pior é terem trazido para cá a moda dos delinquentes juvenis ingleses -- e nem a das meninas, mas a dos meninos. Tudo bem. É só ninguém espalhar a notícia.



Do cordão de ouro, quero distância.