30.1.03

Livros, livros, livros

Hoje eu fui à FNAC e comprei o "A ditadura escancarada", o volume 2 das "Ilusões Armadas" do Elio Gaspari. Estou achando o livro 1 perfeito e estou quase terminando o calhamaço. E olha que achei Senhor dos Anéis (o livro) um porre... Não gosto de livro grande sem necessidade. Mas o cara conta a história de um jeito... Você vê que era caveira-de-burro mesmo, a pessoa que ia fazer algo pra situação não ficar pior morria, era impedida... O Elio vai dando a versão dele das coisas, tipo: "Fulano diz que foi assim, sicrano diz que foi assado, mas na verdade foi assim".
Você vê os desbocamentos das "figuras históricas". O Geisel falando no telefone, por exemplo: "Cuidado que tem uns filhos da puta aí que andam empoleirados em cargos públicos, que querem ouvir a conversa. De maneira que vão à merda". Lindo, não é?
Acabei de ler Lavoura Arcaica. Avancei em Alta Fidelidade. Mas não peguei mais em Mrs. Dalloway. Meu livro está quase pronto, estou deixando ele descansar pra massa fermentar. Mas com o tempo vou debulhar tudo, don't worry.