17.4.07

Pois é, e não é que a rua Voluntários da Pátria foi votada um dos lugares mais feios do Rio? (Na revista de domingo do jornal O Globo.) A Voluntários é feia por ser muito "descontínua", "despadronizada" ou alguma baboseira assim. Afinal, as coisas têm que ser uniformemente bonitas para ser bonitas. Nivelem as favelas com um trator. Aproveitem e aplainem os morros também. Aí é só pegar a terra para jogar na orla, fabricando mais praias, que são, afinal, um lugar freqüentado por "gente bonita".
(Tudo mentira, tá?)
É claro que não se pode esperar sutileza das pessoas consultadas pela revista do Globo. Moram todas no Leblon ou em Ipanema e não põem muito a cara para fora de seus bairros-bunker. Aliás, mea culpa: quem manda eu me meter a ler aquela revista? Sempre me aborreço com a falta de profundidade e graça daquilo. Até os cartuns me irritam. Quando lá d'O Globo me perguntaram se eu queria renovar a assinatura, aceitei, mas mandei um email falando tudo isso para eles. Não recebi resposta. (Por que será?)

Enfim, queria falar era de Botafogo. Botafogo possui enxertos de tudo o que há na cidade. Você tem que pensar nele como num parque da Disney. Você não vai nas xícaras giratórias quando está com adolescentes nem na montanha russa de oito loops se está com suas tias velhas.
Dito isso, passo à minha classificação. Começando pela Voluntários da Pátria e arredores:
- Little Lapa: já encostando no Humaitá, temos a Cobal de Botafogo, com bares animados e chorinho ao vivo. Ela fica de frente para a Visconde de Caravelas, onde ficam uns restaurantes baratos, como o Plebeu. A pé, dá para alcançar as boates Casa da Matriz e Pista 3. Só falta uma casa de sinuca...
- Little Alfândega (ou 25 de Março, para os paulistas): um trecho da Voluntários entre a rua São João Batista e a Real Grandeza que tem distribuidoras de biscoito, lanchonetes que servem pratos-feitos de R$3,20, malharias, lojas de roupa íntima e a PlastRei, que vende tudo que já foi feito de matéria plástica sobre a face da terra.
- Little Copacabana: o trecho a seguir da Voluntários (entre São João Batista e Guilhermina Guinle) tem a aparência da Copacabana feia, com direito a loja de tintas, prédios colados uns nos outros, uma galeria, duas óticas, uma C&A, supermercado, uma padaria enorme e um bingo com um luminoso bem brega.
(Entre a Guilhermina Guinle e a Dezenove de Fevereiro, a Voluntários tem cara de Botafogo mesmo.)
- Little Leblon: o trecho antes da praia que tem vários barezinhos da moda, tipo a Drinkeria Maldita, os cinemas Estação e Espaço, e... a praia.

Mas não é só. Botafogo também é muitos outros lugares, por exemplo:
- Little Irajá: a rua Pinheiro Guimarães e a General Cornélio de Barros.
- Little Kindergarden: a rua Barão de Lucena às cinco e meia da tarde.
- Little Balança-mas-não-cai: os prédios cabeções-de-porco da Praia de Botafogo.