3.7.07

Oldie

O despertador me acordou hoje com uma música que eu não ouvia há muito tempo: Come to my aid, do Simply Red. Talvez pela porta entre consciência e inconsciência estar meio entreaberta, lembrei-me da primeira vez em que ouvi essa música: no rádio ou na TV, talvez num Videoshow de uma tarde de domingo - mas eu não olhava para a TV; simplesmente não tinha esse costume. 1986, eu devia ter uns três anos. O início de Come to my aid, por ser sincopado, me suscitou uma imagem claríssima na hora: uma fila de pessoas louras, altas e magras batendo fotos com flash no ritmo da música, mais turistas que fashionistas. Elas tinham cortes de cabelo da época, reflexos e tal, e óculos de sol. Pernas branquelas de fora, bermuda cáqui, Lacoste amarrado na cintura. Isso me acontecia muito na infância, experiências sinestésicas, e essa foi uma das primeiras com certeza. Voltou agora só porque sintonizo numa rádio de oldies.