23.7.07

Wiz school dropouts

Minha cicatriz está doendo. Não, esperem: é minha cabeça mesmo. A Bloomsbury diminuiu a letra no Harry Potter novo ou é porque dessa vez comprei a edição infantil, que naturalmente vem com a fonte menor?
Vou tentar fazer uma breve resenha do Harry Potter e as relíquias da morte sem spoilers.
Até a metade (página 298) do livro nada acontece. É pura enrolação. É como ter entrado num livro não-editado do Tom Wolfe. É em tempo real, e não que isso seja interessante: são acontecimentos de telenovela, como pessoas casando. Cada pensamento dos personagens é telegrafado tintim por tintim para o leitor - e esse não é um livro em que isso interesse, tanto é assim que do meio pro final a Rowling não faz isso... Pouca coisa acontece. Parece que Rowling estava guardando certos acontecimentos para o Natal, e portanto os personagens foram obrigados a se colocar numa imobilidade física e mental que não era a deles durante meses (o ano letivo da Inglaterra começa em julho).
Desta vez Harry, Hermione e Ron não estão acorrentados à escola (pois é, largaram no meio, que foi? cortaram a bolsa-magia? não, você vai ver). Em vez de aproveitar isso para mostrar mais da interação entre trouxas e bruxos, ou qualquer outra coisa, os três adolescentes têm que ficar escondidos em lugares muito, mas muito isolados - compreensível, mas que isso dure em monotom até a página 298, francamente: é tema pro Sartre. O problema é que aqui nem sei dizer com o quê se encheu as páginas. Os personagens não se desenvolvem muito (exceto o Lupin), surgem dúvidas sobre o Dumbledore, a angústia se instala, a trama não avança.
Depois da metade o livro fica bom. O maior sabor está em desconhecer o momento preciso em que as coisas já esperadas vão acontecer - e só depois que acontecem, você concorda plenamente que aquele era o momento de cristalização das mesmas. Tem referências ao nazismo: por exemplo, um símbolo que é usado como signo do mal, mas tem história mais antiga de ser algo inofensivo (igual à suástica). Tem um momento missão-impossível, outro senhor-dos-anéis, outro maquiavélico (de Maquiavel mesmo). O final é bem satisfatório, o epílogo achei meloso.
Se você estiver insatisfeito e quiser um quase-spoiler, aqui eu tinha previsto duas opções de final pra esse livro. Uma delas estava certa.

P.S.: Um causo interessante relacionado à J.K.Rowling, nem um pouco spoilerento, na seção final do post.