1.4.04

Doce Doxa

- Ficou pronto o exame de sangue?
- Doutor, ela está com 20 mg/l de Análise de Discurso.
- Puta merda!
- Tão jovem e tão perdida.

"A invenção, na Retórica, é a primeira parte de preparação de um discurso. Os lugares de argumentação do discurso eram divididos em 3 provas: ética (despertar o ethos), patética (despertar o pathos) e lógica. O ethos consiste em criar uma imagem moral do orador perante o público; o próprio orador tem que criá-la e sustentá-la. Não se trata de auto-elogio: não é dito expressamente (“eu sou legal”), mas o público intui isso pela forma como ele discursa. O pathos consiste em provocar “paixões” no público, inflamá-lo a favor da posição do orador, logo, exige conhecimento psicossocial sobre as paixões. Juntos, se bem trabalhados, ethos e pathos criam uma doxa, senso comum, uma espécie de ambiente virtual comum a público e orador e, portanto, faz com que concordem entre si. Estas duas provas destinam-se a capturar o público pelo lado emocional."
Blogs sem comentários são tiranias (igual na origem da retórica). Blogs com comentários são democracias. A questão é: você confia no povo? O povo vai tacar ovo podre em você - às vezes, sem motivo nenhum. Internet, terra sem lei, cheia de covardes à solta. Mas democracias não-virtuais, assim como as tiranias, têm leis e polícia para conter eventuais flamers. Algumas "democracias" abusam do poder e prendem mesmo os críticos cobertos de razão.
Fica a questão: blogs, especialmente os sem comentários e pertencentes a narcisistas, são doxas? Ora, vocês podem me mandar um e-mail...

O Cocadaboa fez um texto no mínimo interessante sobre (de)formadores de opinião. Extratos do texto do Cocadaboa:
"Mas a grande novidade é que muita gente lê, mas quase ninguém se importa com o que dizem os formadores de opinião. As únicas pessoas que perdem tempo lendo e acompanhando suas séries de complexos raciocínios são os outros formadores de opinião, que precisam fazer isso diariamente para mapearem onde está o senso comum e descobrirem o que vão poder escrever em suas próprias colunas."
Ooh.
“O exército de formadores de opinião são como uma fila de cupins andando em círculo, onde um come a merda que o da frente fez, a digere e a caga para o de trás comer”.
Não seria isso a polifonia de Mikhail Bakhtin em pleno funcionamento?
"O povão é na verdade quem impõe a ordem e forma as opiniões dos formadores de opinião, dizendo se naquela semana o círculo vai girar no sentido horário ou anti-horário".
Receptor-marionete? Acho que não.