29.4.04

maria-vai-com-o-google e possíveis utilidades literárias

Fui convidada pro Orkut meses atrás e recusei. Fui convidada pro G-Mail e aceitei na hora. Quem quiser me escrever pra ajudar a experimentar, é simonecampos(coloquem a arroba)gmail.com.
O Orkut é uma panelinha virtual. Você conhece os amigos dos amigos e... vira aquele negócio das seis pessoas (de que para uma pessoa contatar outra, no mundo, existem apenas seis intermediários em média). E não gosto daquela coisinha de pôr estrelinha em quem você é fã, gelinho em quem você acha "cool" e "smilies" no cu de não sei quem. Parece hierarquia do exército... general de cinco estrelas, de seis estrelas. A única vantagem que eu vejo, se é que é vantagem, é fazer um "grupo literário" lá dentro. Trazer aquela coisa velha de café literário para a modernidade, com a vantagem de cada um poder bebericar seu Três Corações em casa, e trocando idéias enquanto escreve. Mas só pensei nisso depois. E só conheço um ou dois escritores que são legais de falar.
O G-Mail acaba com aquele problema das cartas virtuais. É que a cada formatação e reinstalação do Windows, se o backup não for cuidadoso, as mensagens de e-mail antigas somem. Uma matéria recente no JB dizia que isso ia extinguir o gênero "coletânea da correspondência entre escritores". Bom, no G-Mail as cartas virtuais não somem. E eu já li com muito, muito cuidado e o Google (ao contrário da Globo.com) não reclama direitos autorais sobre o que você escrever. Só um computador fica tentando adivinhar do que você gosta pra exibir anúncios lá em cima. Parece bom, então já sabem, vamos experimentar...