22.7.05

Fui derrotada pela minha máquina de lavar. Apesar de nos darmos relativamente bem desde sua devida instalação na casa nova, ela insiste em deixar uns fiapos brancos nas minhas roupas pretas. Aconselhada por minha mentora com nome de epopéia grega, resolvi adquirir um daqueles rolos adesivos que substituem tão bem a antiga escova de roupas.
Entrei na Casa& Video do Largo de São Francisco e fui logo procurando um atendente de camisa amarela, que são os que supostamente te ajudam. Mas não enxerguei nenhum livre. Havia, em vez disso, múltiplos seguranças com walkie-talkies everywhere, olhando sombriamente para todos os clientes que passavam e cochichando coisas no tal rádio.
Perguntei a uma moça da segurança mesmo e ela indicou o segundo andar, "Utilidades domésticas".
Chegando lá, tudo muito mal-sinalizado e perdidoso, tive que perguntar de novo (e de novo, para um segurança, já que os caras-que-supostamente-ajudam não estavam em lugar nenhum). Ele disse, genericamente, ali atrás. O que achei ali atrás, no entanto, foi uma moça de camisa amarela que me mostrou o caminho.
O rolo adesivo estava 9,99 e era de uma marca chinfrim. Resignei-me e andei até o caixa, sempre olhada torto pelos seguranças. No caminho, lembrei que estava precisando de um garfo de cozinha, daqueles grandes, e virei para o mesmo segurança que tinha informado ali-atrás. Ele mandou perguntar ao cara de camisa amarela (ou seja, recusou-se a responder).
Algum tempo depois, consegui encontrar um, que me levou aos garfões. Todos de marcas vagabundas e/ou desconhecidas.
-Tem Tramontina?
-Vou dar uma olhada no estoque.
Fico cinco minutos plantada em frente aos talheres e nada do camisa-amarela voltar. Nisso olho para o lado e vejo - quem? - o mesmo segurança a quem eu já tinha feito duas perguntas parado no vão entre as gôndolas, me olhando com uma cara sinistra e cochichando algo sobre a "menina dos talheres".
Fico olhando para ele muito puta, com vontade de dar instruções bastante precisas sobre a utilização do rolo (estava até agora na minha mão), afinal, estava ali parada exatamente por causa da inépcia do atendimento daquela loja - e ele simplesmente dá um passo para trás da gôndola para evitar o meu olhar, apenas ligeiramente pior do olhar que ele estava me dando um momento antes!
Sei que larguei o rolo ali mesmo, entrei na Casa Cruz, cuja única medida ostensiva parece ser fechar a sua sacola com durex, onde adquiri o mesmíssimo rolo, só que de uma marca melhor, por 6,99.

Primeira coisa, por que colocar o triplo de caras-que-vigiam do que caras-que-ajudam? Isso torna o ambiente insalubre. Não estamos numa prisão, e todo mundo é inocente até prova em contrário, pelo menos teoricamente. Vai ver que sim, têm muitos roubos ali. Mas é claro que o fato de espantarem justamente aquele que vem comprar em paz a bordoadas no ânimo não ajuda no lucro.
A Casa&Video não está fazendo nenhum favor ao cliente em vender os produtos. Eu, pelo menos, não me submeto a um atendimento ruim e a desconfiança encarniçada sem motivo só porque quero adquirir um produto. Alguém precisa avisar à Casa&Video que o cliente não é seu inimigo.