4.7.05

Lost x Last

Eu fico pensando o que as pessoas vêem em Encontros e Desencontros (Lost in Translation). Há tanta coisa melhor por aí. Last life in the universe, por exemplo, trata do mesmo tema, mas do jeito que eu sonhei. Um jeito mais oriental, mais mangá - às vezes me sinto mais oriental que ocidental, e tenho certeza de que muitos japoneses acharam Encontros e Desencontros completamente ridículo. Eu gostei um pouco, mas não vibrou aquela corda, sabe, aquela. Last life in the universe tocou esta corda. Morvern Callar também, e poderia citar mais meia dúzia. Mas Encontros e Desencontros, não.
Acho que gostei mais, dentre os filmes da Sofia Coppola, do Virgens Suicidas. Mas ela não é sequer minha diretora-italiana-filha-de-diretor-famoso preferida. Esta seria a Asia Argento, filha do Dario Argento, que fazia aqueles filmes deliciosamente horríveis, policiais/mistérios spaghetti. Ela dirigiu o Scarlet Diva e o mais recente The heart is deceitful above all things, os dois com uma história tão forte que, que a frase vai ter que terminar aqui.
Sofia tenta ser delicada e profunda, já a Asia... Anos e anos de cadáveres spaghetti no set tornaram a menina durona. Nada de delicadeza com ela, é pura porrada, socos no estômago e gritos de tragédia grega. Ou melhor, você encontra delicadeza com Asia - no meio da lama, você encontra um coração sangrando. Sofia me parece asséptica como uma fábrica de diamantes aberta ao público. Como essas bandas de Emo. Os draminhas de Sofia são coisa de rico. Tem idéia de quanto custa ir ao Japão? Eu tenho. Isso prejudica minha suspension of disbelief.