4.3.06

Bem bacana a matéria sobre o André Sant'Anna hoje no Prosa e Verso. Ele tocou em pelo menos três pontos em que acredito.

- Chocar por chocar não está com nada: você acha que Nabokov escreveu sobre ninfetas para chocar ou pra fazer pensar? Eu acho que ele escreveu para fazer bonito a partir de coisas que muito ocupavam sua cabeça; cada escritor tem sua obsessão (dizem que as dele eram ninfetas e borboletas, presas voláteis) e às vezes o peso delas é grande.

- Sexo por obrigação: aquele postzinho antigo sobre produtividade de que muito me orgulho, e a frase de Maria Luiza no livro novo:
Me disseram que o sexo tinha um ponto final e eu acreditei. Se soubesse que não, poderia ter feito circo ou balé.

- Obrigações obrigatórias ("porque todos me dizem que devo fazê-lo"): Trainspotting e Clube da Luta já nos falaram sobre isso, apresentando "soluções" distintas. Mas leiam também isso aqui, que resume muito do que penso sobre o mundo do trabalho atual e flerta com essa história de papéis obrigatórios, escravizantes.