22.3.06

Descobri ter cometido uns erros crassos na minha diagramação do livro. É incrível como você não entende nada de um assunto até lidar com ele na prática. Problemas que você nem sabia que existiam.
Apenas, do fundo da minha ignorância, bati o pé pela New Baskerville no corpo do texto.
A má notícia é que esse livro ainda vai demorar pra sair. Não por minha causa, vou começar a trabalhar nele o mais rápido possível. O problema é a situação financeira da editora. Olha, se querem mesmo ajudar esse meu livro a sair, vão comprando outros livros da 7Letras. Vou recomendar alguns que já li e gostei muito, não pouco:

Azul e dura - Beatriz Bracher
Quer se angustiar? A vida não está dura o bastante pra você? Então esse livro é pra você, beibe.
Não, brincadeira. Este livro é foda por vários motivos e tenho vontade de fazer um altarzinho pra ele.
Sabe toda essa merda de crítica antiburguesa que tentam fazer e não dá certo? Esqueça. Essa aqui, talvez por ser feita de dentro, não só deu certo como realmente muda algo na sua cabeça. Você sai desse livro diferente. Foi um texto dessa autora que gerou o filme Cronicamente inviável.
Gosto especialmente das partes em que a personagem principal, depois de atropelar uma deficiente, tenta se declarar culpada na delegacia e ninguém deixa - o marido, o advogado, o delegado - todos lhe assegurando a impunidade quase à força.
Também o trecho na favela, quando ela vai com uma equipe sem-noção fazer um curta bonito de miséria cândida e o clima fica uma merda, agressivo, debochado, tenso, entre os estudantes bacanas e a pobreza esculachada.
Leiam.

O caçador de barangas - Sidney Garambone
Livro de contos. Novamente, sabe aquele tipo de humor que é vendido como "genuinamente carioca" mas 1) não faz ninguém rir 2) é, na realidade, uma sucessão de punhetices do autor contando suas estripulias sexuais no formato alter-ego e tamanho pôster? Não é esse! É um humor entranhado no Rio de Janeiro, mas inteligente e crítico, sem deixar de ser realista. É bem escrito. É um raro tipo de conto que fica em sua cabeça muito depois de lido. A praia do Flamengo nunca mais parecerá a mesma pra você, garanto.

Tudo no timing - David Ives
Peça de teatro em esquetes. Deus sabe que eu não leio peças de teatro depois daquela do Sartre para aprender francês, mas fiz bem em abrir uma exceção para essa. Tem aquele humor bem anos 90, às vezes mais Friends, às vezes mais Seinfeld.