17.6.04

Vamos lá. A Veja citou meu blog dizendo que eu odeio o Orkut. Ué, mas então o que estou fazendo no Orkut? (É o que eu me pergunto.) Sei porque duas pessoas da faculdade vieram me contar.
Bom, é verdade, o post existiu, está lá embaixo. Mas um pouco mais para cima está o post em que digo que mudei de idéia, citando a Chiquinha.
Algumas pessoas colocam em quem muda de idéia o auspicioso título de vira-casaca. Vamos dizer que eu tenha medo dessa pecha e esconda, até de mim mesma, a verdade: aquela idéia não serve mais! Creio que não existem verdades absolutas, uma serve para este momento e já não serve para aquele outro - normal e corriqueiro. É inocente achar que você é um eu puro, uma personalidade formada sem interferência externa, e nada de fora deve jamais, em tempo algum, interferir (ou voltar a interferir). Ou pior que inocência, é doença.
Os melancólicos - melancólicos como na doença psíquica que recusa a morte e o luto a todo custo - jamais mudam de idéia. Na mente do melancólico, a idéia até "morre" mas esquece de deitar. O melancólico acha que, com esta morte, morre o eu que ele era há algum tempo... para ele, isso quer dizer que ele "viveu errado". A esquerda pré-eleição de Lula está assim: melancólica... quedê minha libido...?
Mas e a Veja? A resposta para o equívoco está num negócio que aprendemos na faculdade, as chamadas matérias frias. As frias são aquelas matérias que não são de assuntos da semana, podem ser adiadas, guardadas para quando tiver espaço. O Orkut poderia sair nessa ou na próxima semana, ou até na anterior. Mas o meu blog é muito quente pra sair numa matéria fria... (Agora eu deveria citar "Metamorfose ambulante", mas não vou fazer isso, ops, já fiz...).