24.1.05

As you like it

Visualize as pessoas para quem você manda email, ou, vá lá, carta, com certa freqüência. Você se imagina dando, pessoalmente, os abs ou os bjs que vc promete no final, ao se despedir? Será mesmo Atenciosamente ou Cordialmente que você se despede deles? E todos eles são realmente Prezados? Caros?
Acho que a única sinceridade que rola nestas despedidas é a do tipo Aguardando Ansiosamente pela sua Resposta. Mesmo assim, é um eufemismo para Responde rápido, porra! Se as pessoas sempre se despedissem Sinceramente, as relações, pelo menos as de negócios, entrariam em colapso.
E quando você quiser mesmo dizer aquilo? A pessoa do outro lado fica sabendo o que você quis dizer se você for criativo e inventar novas maneiras de se expressar, se despedindo, sei lá, com abração, ou mil beijinhos, ou um verso de Shakespeare, conforme a sua patologia. Mas a maioria das pessoas tem meeedo e escreve exatamente a mesma coisa, só que suspirando enquanto digita.

Existe uma certa semelhança estrutural com o ficar, ou melhor, com esse emaranhado de saliva em que boa parte da minha geração se encontra. Odeio essas psicólogas compreensivas que dizem às mães aflitas que ficar é normal (no sentido ficar com 15 numa festa é normal). Ah, sim! E sempre haverá pobres no mundo, e os seres humanos curtem drogas alucinógenas e apostar na bolsa, freqüentemente os dois ao mesmo tempo - mas jamais me peça para considerar normal uma tragédia que eu desejo erradicar (punhos no ar...).
Se você beija qualquer um que se lhe apresente, a chance de acabar beijando Aquela Pessoa é supostamente maior. E o aparentemente melhor, você não precisa se declarar. É pôquer. Ficar é um superblefe. Você nunca sabe se Aquela Pessoa está apaixonada por você também, ou se você é Aquela Pessoa de outro. Nem ela sabe o que você está escondendo, portanto não pode fazer de você gato e sapato. Yep. Mas depois de ficar com Aquela Pessoa você continua escondendo as cartas, temeroso - ela não falou nada das delas - e dá de cara com Aquela Pessoa ficando com outro, e pior, sem poder dizer nada.
Nada muda no final. É um artifício covarde. Ficam enfiando o pezinho em vez de mergulhar logo de cabeça. É mais fácil que encarar o próprio medo e se foder logo de cara, bem bonito.
Poderiam me perguntar se eu já quebrei a minha cara, que gato escaldado tem medo de água fria. Já me ferrei lindamente pelo menos umas duas vezes. Agora, não ofenda os gatos apelando para provérbios conformistas; force a evolução, desafie o behaviorismo, cresça, porra!
Além disso, para chegar até Aquela Pessoa, você atravessa um oceano de gente com bafo, chata, bêbada, pretensiosa, que não te merece, e ainda outro, os dos beijados por maus motivos: pela pressão, para fazer ciúme, porque é um troféu, por pena, porque está lá, porque-é-linda-embora-não-te-dê-o-menor-tesão, ou por pura e simples falta do que fazer.
Claro que é possível começar alguma coisa com um mau motivo e achando que vai encontrar um terrível bafo de onça, e sai daquela boca um hálito de Hortelã Garoto, e/ou o mais difícil, idéias altamente instigantes. A maioria é otimista, aposta nessa possibilidade, aposta, aliás, loucamente, em todas as direções, assim há mais chances de ganhar, até porque há uma hierarquia que supostamente deve ser escalada e - sim, é um pouco como a Bolsa de Valores também.