22.4.05

A felicidade eterna é uma tarefa

Antigamente eu tinha vergonha de estar triste em épocas alegres pra todo mundo. Para mim, esta situação era a própria expressão do desajuste. Não é que eu tenha orgulho não, mas estar triste, emburrado, meio de mal com a vida, acontece, e quer dizer que a pessoa é normal. Percebi isso quando comecei a observar minha mãe mais de perto na tentativa de apreender como é que ela conseguia estar (ou se mostrar) sempre feliz. Afinal, foi ela quem despertou em mim essa cobrança, monitorando o ângulo dos meus lábios (convexo, mesmo que minimamente = ruim). E, pasme, descobri que esta felicidade eterna é na verdade uma tarefa hercúlea, asfixiante; que quando confrontada com uma situação em que deveria ficar triste ou aborrecida (ou até quando não acontece, mas é hora), a pessoa não sabe lidar com aquilo e começa a surtar, literalmente; e que a ansiedade provocada por este ostracismo da tristeza só é controlável por remédios tarja preta.
Prefiro saber ficar triste. Prefiro não chamar de depressão. Prefiro a ressaca moral à química.