30.7.08

beautiful music

Tenho uma tendência a prestar atenção em letras que só pode ser resquício de segundo grau ou de ouvir rock. Ninguém mais presta atenção nisso, que eu saiba. Ainda mais na música eletrônica, na qual o que importa (teoricamente) são as bases, a ambiência, o groove. Mas uma letra esperta faz você prestar atenção na música e pode fazer com que ela extrapole as pistas, virando um hit pop.
Os brasileiros têm feito boa música eletrônica, inclusive nas letras quase sempre em inglês. É impressionante como as músicas brasileiras são exuberantes e evocativas como... ok, como uma floresta tropical. É beautiful music. O canto mavioso do uirapuru (que dá um minimal, ouve só). A mim lembra João Donato - e parece mesmo uma bossa supernova, dessa vez em cima da música eletrônica.

Mas tenho percebido que dois temas dominam. As músicas e remixes do Gui Boratto geralmente têm uma letra e um clima stalker/capacho/borderline.

I gave you
all I got
'cause I could
never
give you up

Haunting - Eyerer and Chopstick (remix do Boratto)

I just want to be like you
I don't care what people say
I just want to be myself
I am what you want me to be

(é a única letra da música, repetida à exaustão)
(Like you - só do Boratto)

E as músicas e remixes do The Twelves têm na letra uma abordagem quase cínica, mas apaixonada e bem-humorada, à cultura de carões e fotologgers, geralmente sem especificar o gênero do interlocutor (funciona com ambos):

i know you think about
how you like to be seen
by everyone around
you're so pretty it hurts

(da demo When you talk)

when you make out with two girls at the door
i think it works for me
when you pass out on the bathroom floor
i think it works for me

(da demo Works for me)

Falar com a geração dançante é fundamental para atingir o sucesso. E esses caras estão fazendo isso.