2.7.08

Karma ruim *

Na rua agora tem um cartaz mais ou menos assim: "Sorte sua de morar aqui" - e embaixo - "O Rio é para sempre". Para simbolizar isso, emplastaram um rapaz e uma mocinha extremamente pálidos e tatuados cada qual sobre um ponto turístico; presumo, então, fazer parte do público-alvo dessa campanha, gente que não vai à praia. A mensagem é clara: "não debandem, clubbers".
Os detalhes são importantes. A brancura dos modelos é irreal, com o flash estourado de divas de fotolog, e estão ambos chapados sobre um fundo turístico obviamente clicado separado. A tatuagem de cada um, também claramente feita em Photoshop, repete o ponto turístico atrás deles - quer dizer, o Rio é para sempre, não sai nem a laser. Uma pena, porque como tatuagem (como quase toda tatuagem) ficou cafoníssimo.
Não parece uma campanha publicitária, parece mais uma ameaça - ou uma urucubaca. Como se quando você se mudasse pra São Paulo, a cuca e a Mulher Melancia fossem te pegar. Não sei como classificar a idéia dessa campanha. Ilha de Lost? Ame-o ou deixe-o? Desespero? Afinal, se fossem fazer uma campanha baseado no que a cidade realmente tem a oferecer, aí seria preciso muita criatividade. Minha sugestão: o slogan "onde os fracos não têm vez" e um tema de faroeste. As imagens poderiam ser de uma carroça desgovernada que vai atropelar uma velhinha; de uma bala perdida se aproximando de um duelista ("aqui nem sempre o gatilho mais rápido vence") etc. E embaixo: "E aí? Vai amarelar?" ou "Se não agüenta, por que veio?" ou ainda "Se não tem colhões, muda para São Paulo". Aí era só legalizar o jogo e a prostituição e viva las vegas.
Sei que desde que vi o primeiro cartaz tenho andado com um puta azar. Quer dizer, tudo o que detesto nessa cidade começou a me acometer. Quase fui atropelada duas vezes por pura impaciência dos motoristas, tive que dar um tapa num imbecil na rua (eu não sabia que minha esquerda era tão sinistra), duas pessoas furaram minha fila no banco e, quando chegou a minha vez, o caixa que era para me atender saiu pro almoço; o que sobrou errou a operação (transferência de uma conta para ela mesma, já ouviu falar?). Tive outras cadeias de azar mas é melhor nem recordar. Vou ficar mais em casa esses dias.

*apud Sharon Stone